Procurar no site

Contacto

Siga agente pelo Twitter @Gamersmaniacs

henrique8612@yahoo.com.br

NOTICIAS

 

 

 

Análise de Dead Space 2: O terror espacial volta melhor ainda

 

Nome: Dead Space 2
Gênero: Ação/Terror
Distribuidora: EA
Plataformas: Xbox 360 / PS3 / PC

dead space 2 (Foto: Divulgação)
Dead Space 2 (Foto: Divulgação)

O TechTudo analisou um dos maiores lançamentos de 2011: Dead Space 2. Sucesso de críticas, o jogo recebeu uma continuação que trouxe novidades, modo multiplayer e mudanças na jogabilidade que o fizeram superar o título antecessor. Confira nossa análise completa.

Enredo de filme

A história de Dead Space 2 se passa três anos após os acontecimentos do primeiro jogo. O engenheiro Isaac Clarke foi resgatado da nave Ishimura infectada pelos Necromorphs e levado para um hospital psiquiátrico, porém para o pesadelo do protagonista, o vírus alienígena começa a se espalhar também pelo hospital e por toda a colônia espacial habitada pelos humanos. Por causa disto, mais uma vez Isaac é a esperança dos sobreviventes para acabar com essa ameaça, só que ele ainda precisa conviver com traumas do passado que atormentam a sua mente.

Por mais que o enredo pareça amarrar a jogabilidade, depois de algumas horas de gameplay percebemos que ele é um mero coadjuvante das inúmeras sequências de ação que envolvem tiroteios, fuga de criaturas sedentas por sangue e até destruição dos locais por onde Isaac passa.

dead space (Foto: Divulgação)
Dead Space 2 (Foto: Divulgação)

Tudo é mais belo no espaço

Se na primeira versão, os gráficos já eram um dos grandes atrativos do jogo, em Dead Space 2 eles conseguem ser melhores. Além do próprio Isaac (que pela primeira vez aparece com o rosto exposto, sem sua tradicional máscara), os cenários estão muito mais detalhados e apresentando um bom efeito de luz e sombra. Os inimigos também receberam retoques e muitas criaturas no início da transformação, conseguem se diferenciar uma das outras.

Como foi dito antes, o efeito de luz de Dead Space 2 encanta a todos. Algumas salas e corredores são completamente escuros, e você vai precisar da lanterna para iluminar seu caminho. Não é preciso dizer que este momento é um dos mais tensos do jogo, e que nos faz lembrar outro clássico do gênero: Doom 3.

O som do jogo aumenta o clima sombrio de Dead Space 2, já que além dos efeitos de estranhos ruídos, o jogo insiste em reproduzir alguns efeitos sonoros em um volume altíssimo, em diferentes partes, o que chega a levar o jogador a pular de sua cadeira. Aumenta o clima? Sim, mas convenhamos que é um pouco exagerado, principalmente se você utiliza fones de ouvido ou um home theater ao lado do console.

dead space (Foto: Divulgação)
Dead Space 2 (Foto: Divulgação)

A boa e velha jogabilidade

Fazendo valer o velho ditado: “time que está ganhando não se mexe”, a EA praticamente não alterou em nada a jogabilidade de Dead Space 2. Então se você já se sentia satisfeito com a movimentação de Isaac e o eficiente sistema de mira, fique tranqüilo pois nada foi alterado.
No entanto, vale ressaltar que em determinados momentos falta um comando de esquiva para o personagem. São muitas as situações em que Isaac se depara com uma criatura em ambientes apertados como salas e até mesmo elevadores. Até o personagem virar e atacar seu inimigo, perdemos um tempo que, no nível mais alto de dificuldade do jogo, não é tolerado, levando ao falecimento do herói.

dead space (Foto: Divulgação)
Dead Space 2 (Foto: Divulgação)

As grandes novidades

A primeira novidade a se ressaltar é referente a armadura de Isaac. No primeiro game, poucas modificações eram notadas na parte visual, apenas alguns arcos a mais e a “coluna de energia” aumentando de acordo com o upgrade realizado. Em Dead Space 2 a armadura muda bastante a cada upgrade, tornando-se totalmente irreconhecível da primeira à última evolução.

Outra novidade que merece destaque é a habilidade de telecinese conquistada logo nos primeiros minutos do jogo. Com ela, podemos utilizar projéteis espalhados pelo cenário para combater as criaturas sem gastar a munição das armas. Sim, essa habilidade lembra muito a utilizada em Bioshock. Ainda sobre as habilidades, boa parte delas continuam presente no game, assim como as armas. E para aqueles que possuem uma gravação de uma jogada no primeiro Dead Space, ainda recebem um Plasma Gun no primeiro ponto de compras que encontrarem.

O jogo também conta com novos inimigos que aparecem para atormentar a sua vida. É possível encontrar desde pequenas criaturas, parecidas com recém nascidos, como monstros gigantescos que surgem em diversas partes do cenário até finalmente serem derrotados.

dead space (Foto: Divulgação)
Dead Space 2 (Foto: Divulgação)

Modo multiplayer é o grande destaque

Quando Dead Space 2 foi anunciado com um modo multiplayer, muitos torceram o nariz achando que era um modo que não se adaptaria ao enredo e a jogabilidade do game. Entretanto, estas mesmas pessoas ficarão de queixo caído após usufruir o novo modo, que não só se encaixou perfeitamente, como tornou-se viciante, ao ponto de muitos esquecerem que precisam terminar (ou até começar) o modo campanha, que é o principal do jogo.

O modo se baseia em dois turnos: Primeiro você controla humanos munidos das mesma armadura e poder de fogo de Isaac. Já no outro turno, é hora de incorporar algumas criaturas e destruir a raça humana. Isso mesmo, Dead Space 2 coloca você no controle dos alienígenas em 4 diferentes formas, cada uma com sua habilidade específica.

dead space (Foto: Divulgação)
Dead Space 2 (Foto: Divulgação)

Ainda no modo é possível evoluir seu personagem a cada nível alcançado com upgrade de armadura e aquisição de novas armas. Esses níveis são conquistados a medida que o personagem adquiri uma quantidade de pontos de experiência que se baseiam na sua pontuação diante das partidas online. Este método é muito adotado pelos principais games multiplayers da geração atual.

Também é importante ressaltar que o jogo apresenta uma excelente engine gráfica, evitando que ocorram pequenas quedas de frames durante as partidas, deixando o jogo mais lento. Dead Space 2 consegue rodar limpo durante todas as partidas, independente da quantidade de jogadores presentes.

Conclusão

Dead Space 2 atendeu a todas as expectativas e, apesar de ter sido um dos primeiros games a serem lançados em 2011, ele já é apontado como um dos melhores do ano. Com um enredo empolgante, gráficos de primeira e jogabilidade impecável, o game se firma entre os seletos títulos imortalizados na história dos games. Um jogo imperdível.

 

Creditos para o site TechTudo.